top of page

 POR QUE AS ABELHAS SÃO TÃO IMPORTANTES?

Meet Amelia

AS ABELHAS E A POLINIZAÇÃO

​

As abelhas exercem um papel fundamental na natureza, elas realizam a polinização. Mas o que é a polinização?  

A flor é o órgão de reprodução sexuada das plantas superiores, as angiospermas. Ao visitar centenas de flores em busca do próprio alimento os animais polinizadores realizam o serviço de polinização, ou seja, eles transportam as células masculinas da flor para o estigma da mesma flor ou para o estigma de outras flores da mesma espécie vegetal. 

A polinização depende dos agentes polinizadores, que podem ser borboletas, abelhas, alguns pássaros e  morcegos ou até mesmo a água e o vento. Dentre os agentes polinizadores, destacam-se os insetos pela eficiência e abundância na natureza. Aproximadamente 75% das culturas e 87,5% das plantas com flores dependem da polinização animal, e as abelhas são reconhecidas como os principais agentes nesse processo.

Os polinizadores fornecem um serviço essencial ao ecossistema e trazem inúmeros benefícios à sociedade, através do seu papel na produção de alimento e da agricultura, além de melhorias nos meios de subsistência, desenvolvimento científico, cultura e recreação, e na conservação da diversidade biológica. A polinização é essencial para a reprodução sexuada das plantas e, na sua ausência, a manutenção da variabilidade genética entre os vegetais não ocorre. Em ecossistemas naturais, as sugestões visuais de polinização insuficiente são mais sutis do que em sistemas agrícolas, mas as consequências podem ser tão severas como a extinção de uma planta, ou um declínio visível de animais que se alimentam de frutos e sementes, regeneração pobre da flora, erosão do solo e diminuição do volume de água .

SALVE

A RAINHA

Why Naturopathy

MAS ELAS ESTÃO DESAPARECENDO...

ENTENDA

 SÍNDROME DO COLAPSO DAS COLÔNIAS

Desde 2006 o fenômeno denominado Síndrome do Colapso das Colônias afetou abelhas em muitos países, por causas variadas.  As interações entre  grande uniformidade genética, monoculturas, má nutrição por superpopulação, pesticidas, estresse causado por atividades humanas, ácaros e doenças são fatores contribuintes para morte rápida e em massa das abelhas. Apicultores ao redor do mundo sofreram uma perda anual de 30-90% de suas colônias.

As abelhas são responsáveis pela reprodução e manutenção das plantas e pelo equilíbrio da biodiversidade, logo o seu extermínio geraria um enorme desequilíbrio ecológico. Com a queda na quantidade de vegetais disponíveis, as fontes de alimentação de animais herbívoros ficariam escassas, gerando um efeito dominó na cadeia alimentar. Os herbívoros iriam morrer, diminuindo a oferta de alimento aos carnívoros, atingindo um número cada vez maior de espécies até chegar ao homem.

“Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.”  Albert Einstein 

​

​

Testimonials

SE MUDARMOS OS NOSSOS HÁBITOS PODEMOS EVITAR ESSE DESASTRE PARA O BEM DA NATUREZA, DAS ABELHAS E PARA NOSSA PRÓPRIA SOBREVIVÊNCIA 

SAIBA COMO AJUDAR

Tenha uma colmeia de abelhas sem ferrão

Procure meliponicultores para te ajudar.

Cultive plantas de flora apícola

Elas oferecem uma dieta e variada às abelhas. 

Consuma produtos orgânicos.

Sem agrotóxicos ou pesticidas.

Não use pesticidas tóxicos 

Existem alternativas para o controle de pragas.

Não destrua nem pertube colmeias

Se você ver uma colmeia, se ela oferecer algum risco, chame uma organização especializada para removê-la.

Apoie as iniciativas de apoio às abelhas

Seja um colaborador das diversas iniciativas pelo mundo. 

Contact

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • WITTER, Sidia. As abelhas e a agricultura. Disponível em:<http://www.funbio.org.br/wp-content/uploads/2015/08/As-abelhas-e-aagricultura Parte-1.pdf>. Acesso em: 18 de Julho de 2017.  

  • CETAPIS ,​Sem  abelha  sem  alimento . Disponível  em:  <http://www.semabelhasemalimento.com.br/>. ​Acesso nos meses de Março a       Agosto.  

  • A.B.E.L.H.A.​Agriculturaepolinização​. 1ª ed. São Paulo-SP.: Associação brasileira          de Estudos das Abelhas, 2015. p. 70.  LIEBEES , ​Mundo Beelieve . Disponível em: ​<h​ttp://mundobeelieve.com.br/​>.        Acesso nos meses de Junho e Agosto.  

  • JOHNSON, Renée. ​Honey Bee Colony Collapse Disorder. ​Disponível em:         <http://cursa.ihmc.us/rid=1JJM69DXL-27XB9CC-12CF/bees.pdf>. Acesso nos   meses de Julho a Agosto.  

  • EFFTING, Tânia Regina. ​EducaçãoAmbientalNasEscolasPúblicas​. Monografia.         Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável. Universidade Estadual do Oeste         do Paraná – Campus de Marechal Cândido Rondon. 2007.

  • AMC, Carvalho. ​Estudo das interações entre a apifauna e a flora apícola em             vegetação de cerrado – Reserva Ecológica do Panga – Uberlândia – MG.            Dissertação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto,          Universidade de São Paulo. Ribeirão Preto, SP.1990.

  • Rortais A, Arnold G, MP Halm, Touffet-Briens F (2005) ​Modos de exposição de             abelhas a inseticidas sistêmicos​: Quantidades estimadas de pólen e néctar          contaminados consumidos por diferentes categorias de abelhas. Apidologie 36:         71–83. 

bottom of page